20 de janeiro de 2017

Lancheira gostosa e saudável: esse ano vai ter!

Enfim as férias estão acabando... E por mais incrível que pareça, algumas mamães assim como eu começam a surtar nas voltas às aulas não somente por causa das listas de materiais, livros que não tem mais em lojas (nas que tem estão caríssimos), uniformes novos pois seus bebês estão crescendo rápido demais, masssss.... com o desafio diário das lancheiras! Pois o restante é um surtinho básico e 1 vez só. Agora as lancheiras.... ah lancheiras! Vocês me assombram TODOS os dias letivos do ano! haha!
Porém no ano passado testei um método e super deu certo, então resolvi vir compartilhar com vocês essa experiência com dicas da nutricionista Natalia Monteiro, sugestões fofíssimas de lancheiras e ainda tem mimo no final! Yaaay!



No ano passado meu desafio foi de incluir. Aos poucos fui alterando os alimentos, bebidas... incluindo opções novas no cardápio tanto de casa quanto da lancheirinha das minhas tikas. Resultado? Deu SUPER certo!!!
A Carol não me dá trabalho nenhum pra comer e se pudesse levava brócolis e tomatinhos cereja pra escola sem pensar duas vezes. Já a Mel gosta mais do tradicional arroz e feijão, tem um pouquinho mais de receio de experimentar coisas novas.
Porém comecei fazendo lanchinhos divertidos, como pão de forma com queijinho branco, cortadinhos em formato de estrelinhas. Além de gostoso, ficava fofo e elas amam de paixão uma fofurice.

Meta de 2016 alcançada, agora é hora de tirar. Vou tirar do cardápio e rotina delas as caixinhas, saquinhos e etc, seguindo as orientações da nossa nutricionista Natalia Monteiro, consegui montar um cardápio bem bacana sem sucos de caixinha (muito menos de saquinho né Nat haha!), sem nenhum biscoito recheado ou salgadinhos de saquinho. Agora cada dia terá suas opções combinadas conforme a necessidade da faixa etária delas, sem deixar de ser uma lancheira gostosa e divertida (os cortadores entrarão em ação novamente com certeza).


"A ajuda da escola também é muito importante no incentivo da alimentação saudável", e a Natalia tem razão. A das meninas tem o dia da fruta, onde todas as crianças levam uma porção de fruta para compartilhar, porém é muito bacana mandar pelo menos uma pequena porção na lancheira pra que a criança coma todos os dias.

Minhas pequenas também são de faixas etárias bem diferentes, 5 e 10 anos, e minha preocupação sempre foi mandar o mesmo lanche mas no fim das contas não suprir as necessidades de cada uma. Com a ajuda da Natalia montamos o cardápio que serve pras duas, porém pra Carol que é menor não posso esquecer de colocar uma porção de lacteo todo dia (iogurte, queijo, leite, ricota...). Já pra Mel que é maior tem que reforçar a água.


Voltando ao suco, esse será meu maior desafio pois ninguém nega a praticidade das benditas caixinhas na hora de montar a lancheira, certo? Porém vou fazer sucos de polpas e congelar pra semana inteira, armazenando naquelas garrafinhas de 200ml e assim posso enviar geladinho pra elas todos os dias, bem fresquinho e de fruta de verdade. A indicação da nutricionista é adoçar com açúcar orgânico, já que a fruta congelada concentra mais o açúcar. Deixa os sucos de caixinha pra emergências (de verdade hein!).

Ah! E como elas são muito boazinhas, desde ano passado dei o direito pra elas do Lanchinho Livre na escola às sextas-feira, onde elas levam dinheirinho e podem comprar "o que quiserem". Entre parenteses porque na verdade é combinado com a escola que elas não podem comprar nada de saquinho, lanches, frituras ou refrigerantes (o que elas levam só em ocasiões mega especiais), então elas sempre escolhem pão de queijo ou algum salgado assado haha!

No caso da lancheira, será novamente e com toda e absoluta certeza a de Neoprene, como a da Mel que mostrei pra vocês no ano passado, da Inusitado Presentes. Prática demais pra carregar e SUPER fácil de limpar quando necessário. Mãe que se preze sabe os percalços que lancheiras trazem de surpresa na volta da escola né? rsrs
Ainda mais agora que chegou essa coleção linda de viver de bichinhos fofis!!! A minha escolhida foi a de Joaninha, apesar que eu acho que a Carol vai curtir mais a de Corujinha....vamos ver, depois conto pra vocês!



Agora, uns dos mimos que eu tenho pra vocês é o cardápio mastigadinho bonitinho pra vocês não precisarem surtar mais com a lancheira. Nele tem opções pra duas semanas orientadas pela nutriocionista, porém se você desejar o arquivo sem preenchimento, é só pedir nos comentários ok?
Outro é um Planner Semanal pra que você mamãe organize a rotina da casa agora que volta a loucura do dia-a-dia, certo? Eu mesma preciso me organizar certinho pra dar conta de tuuudo!

Ambos os arquivos estão disponíveis na minha página do facebook, é só salvar no computador e imprimir. Deixa seu like na page, combinado? ;)

Clique na imagem para ir para o arquivo
Clique na imagem para ir para o arquivo

Espero que curtam e nos contem o que acharam das dicas, combinado??

Mil bjs!!!
LetS


20 comentários:

  1. Esse seu post tem que ganhar um troféu.
    Todas as mães tinham que ver isso. Devem ensinar todas as crianças a se alimentarem direito, ter uma vida saudável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amada!!! Espero que bastante mamães vejam mesmo e comecem assim como eu um ano maravilhoso na alimentação das crianças.
      Obrigada pela visita!
      Bjs!
      LetS

      Excluir
  2. Amei seu post, dicas maravilhosas.
    A idéia do planner é d+, não repete os lanchinhos, as crianças não enjoam e tem uma alimentação bem diversificada!
    Parabéns pelo post, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado das ideias!
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  3. Amei as dicas de lanchinhos! Já já é o meu!! Beijosss

    www.ellensoares.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jájá mesmo né! Eles crescem super rapido!!
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  4. Oi
    Gostei das dicas 😀
    Aqui em casa as crianças só querem comer besteiras 😢
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança começa por nós, você vai ver que eles vão curtir e nem vão perceber.
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  5. Le eu amei esse post! Já mandei para minhas cunhadas no whatss pq sei que elas vão amar tbm. Mto bem explicadinho, agora as mamães não terão mais desculpas para manter uma alimentação saudável dos seus pequenos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura amada! Obrigada!!!! Tomara que seja super útil pra elas!!
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  6. Guria que post maravilhoso. Eu não sou casada e nem tenho filhos, mas achei tão incrível.
    Vou mandar pras amigas que tem filhotes. Meus parabéns pelo post, ficou maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou! Se aumentar as quantidades dá até pra ser nosso próprio lanchinho.
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  7. Que post bem explicadinho, eu amei! E realmente esses sucos de caixinha são um desafioo e uma delicia rs
    Amo <3

    uuniverso-feminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo! hahaha!
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  8. Olá!
    Adorei esse post, super importante cuidar da alimentação!
    Eu fico triste quando vejo mães dando refrigerante para crianças pequenas, isso porque eu sou viciada em coca cola e tento faz tempo largar!
    Adorei as dicas e as lancheiras são lindas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu! Alimentação saudável é um desafio pra todas as idades.
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  9. Que legal seu post, com certeza irei indicar para minha irmã que tem crianças na escola
    Adorei a ideia do planner semanal, vai ajudar muitas mamães perdidinhas na hora dos lanchinhos.
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Muito obrigada pela indicação!!! Fala pra ela me contar como foi a experiencia ok?
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir
  10. Adorei o cadarpio, está deliciosa rs pena que na minha época de criança não tinham essas coisas rsrs
    Alias amei os modelos das lancheiras, muito fofas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né! Eu quero todas as lancheiras pra mim agora! haha!
      Obrigada pela visita ❤
      Mil bjs!
      LetS

      Excluir

❤ Obrigada por seu comentário.